Paraty Em Foco: O maior festival de fotografia do Brasil está chegando

September 7, 2016

 

Paraty Em Foco: O maior festival de fotografia do Brasil está chegando

Um dos eventos mais importante de fotografia do país e um dos melhores do mundo chega a sua 12º edição, o Paraty em Foco que neste ano está sendo coordenado pelo seu idealizador, o fotógrafo italiano radicado na cidade, Giancarlo Mecarelli, o encontro reúne artistas, profissionais, entusiastas e amadores em torno de exposições, workshops, palestras e um leilão de fotografias.

 

Um dos homenageados é o fotógrafo mineiro Assis Horta, de 98 anos, que com seus registros de Diamantina foi uma espécie de precursor do Google Maps, mapeando com imagens toda a cidade, ajudando no tombamento federal do Centro Histórico, em 1938. Sem falar que foi ele o autor das fotos de centenas de trabalhadores locais quando, em 1943, a Carteira Profissional foi criada e tornou-se obrigatória. Foi ainda o responsável pela popularização dos retratos em estúdio fazendo o primeiro clique na vida da maioria dos diamantinenses mais humildes. Seu Assis, como é chamado, vai estar em Paraty para receber a reverência da comunidade fotográfica.

 

Uma exposição de parte da obra de Assis Horta vai ocupar a Casa de Cultura de Paraty, onde também vai ser montada uma reprodução do cenário no qual o fotógrafo retratava seus clientes. Lá, os visitantes poderão usar e abusar de selfies ou fotos com a família com seus próprios equipamentos. Tudo com a curadoria do fotógrafo e professor Guilherme Horta que, apesar do sobrenome, não é parente do homenageado.

O destaque internacional é o fotógrafo russoov, da famosa agência Magnum Photos, e assíduo colaborador de diversos veículos estrangeiros, particularmente para as revistas Geo, Actuel e The New York Times Magazine.No dia 17 (sábado) o fotógrafo participa de um workshop, das 9h às 17h30mim, para 50 pessoas.

 

Também conhecido por PEF (sigla de Paraty em Foco) o festival abre espaço para os amantes de fotografia exporem seus trabalhos juntos aos de profissionais renomados. Uma convocatória selecionou os 20 melhores trabalhos entre vários inscritos. Eles estarão numa galeria a céu aberto ao lado da igreja matriz, cartão postal da cidade.

 

Colecionadores podem aproveitam o evento para adquirir obras de arte no já tradicional leilão, que nasceu com o festival em 2004 e conta com a curadoria exclusiva, feita por profissionais do mercado de arte e fotografia. “O pregão das imagens pretende, acima de tudo, estimular o colecionismo e ajudar a consolidar um mercado que cresce a cada ano” explica Mecarelli.

Está na programação uma série de encontros e entrevistas abertos ao público no auditório da Casa de Cultura. Com entrada gratuita, as apresentações serão retransmitidas para vários pontos do centro histórico e via streaming para todo o mundo.

Please reload

Featured Posts

Inscrições abertas para a Copa do Mundo de Fotografia 2017

July 13, 2016

1/8
Please reload

Recent Posts

April 1, 2019

March 4, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags