Oficina do Prêmio Diário Contemporâneo com Livia Aquino

April 24, 2017

 

Abertas as inscrições para oficina com Lívia Aquino

 22 de abril de 2017  Debb Cabral  Destaque-home, Notícias 2017

Simultaneamente à abertura das mostras, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia realizará uma intensa programação formativa que começará com a oficina “Fotografar a Fotografia”, ministrada pela fotógrafa e pesquisadora no campo da imagem, Lívia Aquino. A programação ocorrerá nos dias 05 e 08 de maio, das 09 às 13h, no Auditório do Sistema Integrado de Museus (SIM). As inscrições, que são gratuitas, serão realizadas de 22 a 28 de abril, via ficha de inscrição disponível no site www.diariocontemporaneo.com.br. O público-alvo são os fotógrafos, artistas, mediadores e educadores da área visual. As vagas são limitadas.

Robert Smithson – Um passeio pelos monumentos de Passaic

A oficina será voltada para a pesquisa e reflexões teóricas sobre a imagem fotográfica. Lívia Aquino usará como pontos de partida para os debates dois textos. “Um passeio pelos monumentos de Passaic”, do artista Robert Smithson, será um deles, pois relata a experiência deste ao vagar pela cidade americana onde nasceu, identificando marcos nesse deslocamento para tratá-los como monumentos. Ao observar o brilho do sol sobre uma ponte, Robert reconhece outras tantas imagens como aquela, já vistas anteriormente, escrevendo em seu relato que fazer uma fotografia daquilo seria como “fotografar uma fotografia”.

O escritor Italo Calvino também terá o seu conto a “Aventura de um Fotógrafo” discutido com os participantes. O texto relata a vida de Antonino, personagem que vivencia uma transformação ao ser atraído a virar fotógrafo e passa a questionar o poder dessas imagens em sua vida. Antonino torna-se imanente a um processo que o leva a uma encruzilhada: ou passa a viver fotograficamente, ou passa a considerar fotografáveis todos os momentos da vida. Crítico de si, ele avalia que “fotografar a fotografia” seria o único caminho possível para algo que se tornara essencial à sua existência.

 

Segundo Lívia, “’Fotografar a fotografia’ sugere, nos dois casos, uma estreita relação com a história das imagens, tanto no relato do artista quanto no do personagem da ficção. Assim, com base nessa introdução, a oficina visa refletir sobre essa expressão que se desdobra em distintos trabalhos de artistas a partir dos anos 1960, apontando seu caráter crítico e estruturante que ainda reverbera na atualidade. Investigar diferentes estratégias artísticas cujas pesquisas esbarram no sentido dessa afirmação como procedimento é o objetivo proposto”, explicou.

A ARTISTA

Lívia Aquino (CE) vive e trabalha em São Paulo. É pesquisadora do campo das artes visuais, professora e artista. Doutora em Artes Visuais e Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é coordenadora da pós-graduação em Fotografia e professora da pós-graduação em Práticas Artísticas Contemporâneas e do Tecnólogo em Produção Cultural da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Em 2015 foi contemplada com o Prêmio Funarte Marc Ferrez e com o Proac Livro de Artista. Participou de exposições na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Centro Cultural São Paulo, no Instituto Tomie Ohtake, na Fototeca de Cuba, no Festival PHotoEspaña. É editora do blog Dobras Visuais.

AS EXPOSIÇÕES DO DIÁRIO CONTEMPORÂNEO

A 8ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia se volta para o gênero do retrato, suas poéticas e seus lugares. As mostras têm abertura marcada para o dia 04 de maio, às 19h, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e 06 de maio, às 10h, no Museu da UFPA. A entrada é franca.

SERVIÇO: Diário Contemporâneo abre inscrições para oficina com Lívia Aquino. As inscrições são feitas pelo site www.diariocontemporaneo.com.br até 28 de abril. O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do Jornal Diário do Pará, com patrocínio da Vale, apoio institucional do Museu da Universidade Federal do Pará, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus/SECULT-PA e apoio da Sol Informática. Informações: Rua Gaspar Vianna, 773 – Reduto. Contatos: (91) 3184-9310; 98367-2468; diariocontemporaneodfotografia@gmail.com e www.diariocontemporaneo.com.br.

Please reload

Featured Posts

Inscrições abertas para a Copa do Mundo de Fotografia 2017

July 13, 2016

1/8
Please reload

Recent Posts

April 1, 2019

March 4, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags